Cabeça de elefante

dezembro 4, 2008

Senhor dos obstáculos, tanto de natureza material quanto de natureza espiritual. Apesar de ser reverenciado como removedor de obstáculos, é também aquele que os coloca no caminho daqueles que precisam ser provados. E dada a característica dual da vida; seu propósito no esquema dos movimentos sagrados consiste na exata disposição e na eliminação das adversidades; este é o meio de sua ação; a razão de sua existência.

 

Diz-se que, nascido de Shiva e Parvati, teve a cabeça decepada por Shiva por causa de seu charme, de sua sensualidade, e por ter se colocado entre Shiva e Parvati. Shiva substituiu então a cabeça original por aquela de um elefante. E deu-lhe a barriga proeminente. Todos os ovos cósmicos – aqueles dos universos do passado, do presente e do futuro – estão nele presentes.

 

Usou o rato como veículo de sua última encarnação. Via de regra o rato é interpretado negativamente; estando associado aos desejos; representa também uma ameaça às plantações e a toda a criação. O que aponta portanto para a necessidade de superarmos os obstáculos da peste; e também à transcendência dos desejos e das aspirações egoísticas. É ainda símbolo de que ele – assim como o rato – tem a capacidade de penetrar os mais secretos e sagrados ambientes.

 

Reside na base, na fundação de cada um de nós – que é onde está a força divina ou criativa. Governa esta força, que faz girar a roda da vida.

 

Patrono das artes, das ciências – e especialmente das letras. Espírito do intelecto e da razão. Seu nome é a composição em sânscrito do termo associado aos grupos, às comunidades e aos sistemas organizacionais; mais o substantivo cujo significado é mestre, ou senhor.

 

Ganesha, o cabeça de elefante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: